novembro 06 2015 0Comentário
gestão a vista

7 vantagens estratégicas da gestão à vista

A economia brasileira vem passando por intensas transformações, e grande parte dessas mudanças se deve a globalização e aos avanços tecnológicos, fazendo com que a forma de planejar e executar os processos internos nas organizações passem por serias mudanças que visam acompanhar essas transformações. Um exemplo dessas mudanças se dá na área da comunicação interna e nos fluxos de trabalho. Diariamente empresas se vêm diante de decisões importantes, como, “o que fazer para integrar todas as áreas em prol de um objetivo comum?” Uma ferramenta que possibilita um fluxo claro e objetivo de informações, quando incorporada na cultura da organização, pode se tornar um fator de competitividade e inovação.

O que é gestão à vista?

A gestão à vista é uma forma de ilustrar os elementos essenciais na gestão, como por exemplo: meta, plano de ação, e follow up de processos. Um dos objetivos da gestão à vista é socializar a gestão, fornecendo através de forma visual e muitas vezes lúdica, os pontos importantes e que merecem especial atenção, criando assim uma ponte entre a organização e seus colaboradores. É possível também diminuir a lacuna de tempo entre um ponto de atenção e a devida tomada de decisão.

Qual o objetivo?

A gestão à vista tem como objetivo fornecer informações de uma forma clara e de fácil assimilação, buscando uma melhoria na qualidade da comunicação. Também tem como objetivo o rápido entendimento do cenário atual da empresa, permitindo assim, uma melhor tomada de decisão no menor tempo possível, visando melhores resultados para a organização.

Algumas ferramentas de gestão à vista

Dashboard

É um painel de informação, que organiza de forma clara e objetiva. Consolidando dados de variados setores da organização, apresentando os dados de forma visual e de onde possa se tirar conclusões rapidamente.

Kanban

Termo esse de origem japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”. O Kanban utiliza cartões que contêm orientações sobre o status de uma determinada tarefa e também para indicar os andamentos dos fluxos de produção.

Quadros informativos

Os quadros de gestão à vista melhoram a comunicação interna através da exposição de gráficos, informativos, memorandos e resultados de equipes. Essas informações ficam expostas em displays transparentes fixados no quadro, permitindo atualizações das informações a qualquer momento.

Vantagens estratégicas da gestão à vista

Agora vamos as vantagens estratégicas no uso da gestão à vista que separamos para vocês.

Constante atualização

Atualização constante dos dados, o que permite uma visão mais precisa do que está acontecendo na empresa e/ou projeto, esse ‘feedback’ possibilita uma tomada de decisão em um menor espaço de tempo.

Visão holística

Visão 360º sobre as áreas que compõem a empresa e/ou projeto, como área financeira, área comercial, estoque, custos, prazo e desempenho operacional, além de indicadores individuais dos colaboradores que compõem as respectivas áreas.

Rápida tomada de decisão

Com a análise das tendências dos indicadores e suas variáveis, é possível agir na correção de desvios, ajustes de processos, falhas na operação e, assim, minimizar o hiato entre a meta e o resultado obtido.

Informação de forma visual

Maior assertividade com o uso da gestão visual, as pessoas possuem níveis de conhecimento e experiência diferentes, um sistema fácil de usar facilita a compreensão de todos e isso por si só, já é um diferencial gigantesco. É provado que muitas ferramentas de Gestão fracassam por serem muito complexas e difíceis de implantar e explicar.

Eficiência

A gestão à vista funciona porque assimila questões básicas com simplicidade e uma fácil aplicação. Como o tempo gasto para implantar o projeto é reduzido os resultados aparecem rapidamente, diferente de projetos longos e morosos, que desmotivam a equipe ao longo do tempo, são de difícil assimilação e tem custos elevados.

Revelar pontos de atenção

A gestão à vista serve para revelar problemas, parece óbvio essa afirmação, é o que toda empresa espera, porém não é isso que observamos diariamente. Quando o acompanhamento é feito em grupo e fica exposto para todos, as incoerências são rapidamente observadas, fica nítido onde precisa ser melhorado, qualquer alteração nas métricas acompanhadas já suscitam ações corretivas de melhoria.

Clareza de informação

A gestão à vista possibilita um maior foco naquilo que é importante para seu negócio ou projeto, reduzindo consideravelmente a dispersão de pensamento durante o trabalho e aumentando o foco.

Conclusão

As práticas abordadas no texto estão presente na cultura de planejamento e controle da TecPlaner. Algumas ferramentas citadas no texto, são também utilizadas na empresa e incorporada aos seus processos e fluxo de comunicação. Acreditamos que a união de ferramentas eficazes com o capital humano de alto nível, nos possibilita estar em constante inovação e um forte controle das variáveis que envolvem nosso trabalho.