#GerenciamentoDeProjetos

VIVA MAIS SBC

O PROJETO

O empreendimento do case proposto conta com 4 torres de 20 pavimentos em um total de 632 unidades, um edifício garagem com vagas e uma área Social comum composta por piscinas adultas e infantis, salão de festas gourmet, salão de festas adulto e infantil, espaço teen, churrasqueiras (3), espaços abertos de entretenimento adulto e infantil (Play Aventura, Play Junior, Circuito de Ginástica), dentre outros.

Com tipologia exclusiva de condomínio residencial e localizado em São Bernardo do Campo – SP,  a obra teve seu início em abril de 2014 com término em março de 2017 com participação em tempo integral da TecPlaner.

O escopo TecPlaner nesse projeto foi o de gerenciamento da qualidade, prazos e custos. Também tivemos uma importante participação da análise crítica dos projetos e memorial descritivo, com levantamento de necessidades de adaptações, modificações, detalhamentos e definições, juntamente com a construtora.

EQUIPE E DESAFIOS

Com a liderança dos trabalhos pela engenheira Sara Velloso, um dos principais desafios foi vencer o bloqueio que é naturalmente imposto pela construtora com a chegada da gerenciadora. No início do projeto este bloqueio era bastante forte, uma vez que a construtora tende a se distanciar da gerenciadora e dificultar a passagem de informações sobre a execução do projeto. O fato de o gerenciamento ter sido feito por apenas uma pessoa, intensifica ainda mais esta barreira. Foi preciso um trabalho constante e insistente para que este bloqueio fosse quebrado e substituído por uma confiança e respeito entre a construtora e a gerenciadora. Apesar da fiscalização e cobrança por parte da gerenciadora, os problemas são levantados e discutidos pelas partes interessadas com foco sempre na eficiência da obra.

O lote em que o condomínio foi construído foi comprado já com o projeto desenvolvido e aprovado, sendo assim, as interferências de projetos foram inúmeras, uma vez que não foi feita a compatibilização do projeto antecipadamente. O trabalho de antecipação de problemas e a solução rápida das interferências levantadas foram constantes e de participação direta da equipe de gerenciamento.

Foram utilizadas ferramentas desenvolvidas especificamente para esta obra e o MS Project, que foi o software solicitado pelo cliente para controle físico e econômico.

CONTROLE DE QUALIDADE, PRAZOS E CUSTOS

Com uma gestão integrada entre gerenciadora e construtora desenvolvemos uma gestão integral do tempo e custo do projeto através de cronogramas de acompanhamento gerenciais e específicos. Nossos relatórios são agregados com indicadores de produção, qualidade e custos facilitando a tomada de decisões do cliente. Algumas das atribuições desempenhadas no dia-a-dia do gerenciador em obra: acompanhamento da medição física dos empreiteiros; verificação das planilhas de medição financeira elaboradas pela construtora; controle dos custos da obra, análise de pleitos da construtora, gestão de riscos do projeto, acompanhamento da produção em campo, elaboração de fluxos de desembolso e aportes, elaboração de relatórios gerenciais dentre outros.

Controlamos os processos e metodologia da construtora quanto à execução dentro dos padrões de qualidade e escopo estabelecidos pelas normas vigentes assim como os procedimentos internos estabelecidos pelo contratante.