junho 29 2017 0Comentário

O que é, e como fazer um Levantamento Quantitativo (materiais) do projeto

Quando o assunto é construção ou reforma, devemos saber que tão importante quanto contar com as ferramentas certas e os equipamentos adequados, é efetuar também um levantamento quantitativo do projeto.

Qualquer projeto de construção e engenharia necessita de um planejamento prévio, pois assim é possível evitar transtornos que poderão deixar o trabalho mais lento ou, em determinadas situações, até mesmo interromper a obra.

O levantamento quantitativo, nesse aspecto, possui bastante relevância, se tornando assim uma maneira de evitar problemas, de ter em mãos um orçamento correto e também de funcionar como um guia para o projeto.

As características do levantamento quantitativo

O levantamento quantitativo da obra é uma operação que compreende a análise e o cálculo de vários elementos de um projeto envolvendo construção. Graças ao referido levantamento, existe a possibilidade de calcular o quanto será investido em materiais, em mão de obra, entre outros detalhes, possibilitando assim a realização de orçamentos precisos e viáveis. Além disso, essa operação permite que você tenha sempre o controle do que será gasto durante o processo de construção.

Para efetuar a realização de um levantamento quantitativo, é feita uma análise do tipo de projeto, das especificações técnicas que esse projeto exige, dos materiais que irão constituir o trabalho, bem como também da planta do projeto.

De uma forma geral, para fazer um levantamento bem executado, é necessário levar em consideração quais os tipos de materiais que serão utilizados, quais os equipamentos e as máquinas farão parte dos serviços, qual será a quantidade de pessoas trabalhando, além também de saber quais serão os custos indiretos, tais como os gastos com água, luz, despesas com alimentação, entre outros quesitos.

Hoje, por exemplo, graças a atual tecnologia vigente de softwares e computação, já é possível também efetuar o levantamento quantitativo da obra por meio de aplicativos e programas específicos. Tais tecnologias auxiliam o engenheiro a ter todos os dados ao seu alcance, de forma organizada e bem estruturada.

Os benefícios

As vantagens proporcionadas pelo levantamento quantitativo de um projeto são várias. Uma delas compreende o fato de que, por meio dele, você pode ter uma noção bem clara do quanto será gasto. Ou seja, o levantamento possibilita visualizar de maneira precisa o que poderá ser investido na obra, tornando assim o trabalho viável economicamente. Além disso, o levantamento auxilia também a quantificar os gastos em cada fase da obra, já que um projeto de construção é realizado por etapas.

Outra vantagem a ser levada em conta é que, mediante um levantamento devidamente estruturado e planejado, o trabalho de construção conta com totais condições de ser finalizado dentro do prazo estipulado, visto que, com isso, a execução dele pode ser realizada sem imprevistos e contratempos.

Por tudo isso, diante de tantas vantagens, é possível concluir que efetuar o levantamento quantitativo da obra, fazendo desta maneira um estudo da viabilidade dela, é um processo de grande relevância, pois um trabalho bem feito em construção civil é o resultado desse levantamento, feito de forma planejada e muito bem estruturada.