janeiro 09 2017 0Comentário
O que é diligenciamento?

O que é diligenciamento e sua importância no gerenciamento de projetos

O desafio de reduzir os gastos em projetos é um assunto frequente nas empresas. Por isso, costuma-se dizer que o que as organizações realmente querem é uma “redução a todo custo”. Décadas de experiência mostraram às empresas que há uma grande variedade de meios para diminuir os custos na hora da execução de um item de um projeto.

No entanto, para que exista uma redução significativa, é preciso considerar métodos já no planejamento. O diligenciamento no gerenciamento de projetos é uma ferramenta utilizada pelas organizações que tem trazido resultados muito satisfatórios. Com ele, é possível otimizar a produção, focando nos prazos e na redução de custos. Leia mais para entender como funciona esse processo.

O que é diligenciamento?

É uma prática, feita por um cliente, que consiste na visita, que pode ser periódica, ao fabricante contratado para realizar uma etapa do processo de produção. Isso é feito para que ele esteja a par do andamento do projeto, de modo que verifique se as ações do fabricante estão de acordo com o cronograma estabelecido previamente entre ele e o fornecedor.

O profissional que realiza o diligenciamento pode ser terceirizado ou contratado. Seu trabalho, em certos casos, é feito por meio de telefonemas. Quando há visitas técnicas, ele realizará análises da infraestrutura, avaliando o produto e/ou equipamentos do fabricante. É uma tarefa essencial para manter o controle sobre prazos e qualidade de projetos.

Ou seja, o objetivo é manter a produção enquadrada não só nos padrões de qualidade da empresa contratante, como também no prazo estipulado e nas especificações técnicas do produto.

O trabalho de diligenciamento se inicia logo na negociação comercial. Isso porque os problemas que surgem no andamento do projeto – como prazos estipulados de maneira errada – não poderão ser solucionados durante a fabricação do produto. Trata-se de uma tarefa essencial, porque muitas vezes os fabricantes trabalham acima da capacidade de produção e acabam negociando prazos irrealizáveis.

Para que o diligenciamento serve?

O diligenciamento no gerenciamento de projetos é um fator primordial. Através dele as empresas conseguem mensurar o status de uma produção. Isso significa que há uma redução de erros e de custos, por meio da antecipação. Ele é simplesmente um dos fatores de sucesso das empresas. Se as organizações não possuem informações sobre sua área de abrangência, as consequências podem ser desastrosas.

O diligenciamento garante que as informações obtidas sejam atualizadas e precisas. Quando a coleta de dados é feita no tempo correto, a empresa poderá se antecipar em decisões que estão diretamente ligadas ao lucro.

Conclusão

Diligenciar é coletar informações e materiais essenciais para compreender o andamento de um processo de fabricação. Além disso, o profissional encarregado faz uma análise profunda para saber se há riscos de atrasos na entrega. Em razão disso, um profissional experiente sabe os motivos comuns que geram atrasos e acarretam multas contratuais.

O diligenciamento no gerenciamento de projetos é muito útil para aumentar o lucro. As empresas podem tomar decisões rápidas e precisas, pois obtiveram muitas informações de qualidade de maneira veloz. A partir disso, elas conseguem reduzir significativamente o valor despendido na produção.