setembro 28 2015 1Comentário
Planilha utilizando o método ou técnica de linha de balanço

Porque investir em planejamento de obras?

Economia

O atual recuo econômico vivenciado pela economia brasileira, as pressões inflacionárias e os impactos de custo e de processo gerados pela Norma de Desempenho (NBR 15.575:2013) exigem de empresas do setor da construção civil uma nova e mais eficiente abordagem no planejamento e controle das obras. Além de priorizar pela qualidade e pelo cumprimento de prazos e custos, elas devem mostrar capacidade técnica, gestão consciente e previsibilidade para a execução dos serviços.

Qualidade nos Processos

É nesse cenário que as empresas que integram o setor da construção civil estão cada vez mais focadas em aumentar a eficiência em seus processos. Essa otimização de processos passa pela inovação tecnológica e um gerenciamento eficaz nas obras, pois o planejamento frente uma crise exige a adoção de algumas medidas que vão desde redução nos prazos e custos até um olhar mais acurado para o fluxo de caixa.

Planilha utilizando o método ou técnica de linha de balanço

Planejamento envolve a análise, identificação, quantificação e qualificação da atividades que serão executadas na obra, juntamente com a utilização de técnicas de planejamento e controle, como por exemplo: Linha de Balanço (Line of Balance – LOB). Que é uma técnica de planejamento e controle que leva em consideração o cronograma e o caráter repetitivo das atividades de uma edificação. Por meio da Linha de Balanço o Engenheiro da obra passará a ter uma visão mais clara e objetiva da execução das atividades, servindo como ferramenta de apoio na melhoria da produtividade, qualidade nos canteiros e otimização de tempo na tomada de decisão.

O método da LOB aplicado a construção civil se difundiu na Europa e EUA, em obras com serviços bastante repetitivos. Essa técnica ainda não é amplamente divulgada e utilizada no Brasil, pois necessita de mão de obra especializada com capital humano de alto nível  para utilização e interpretação dos dados.