maio 03 2019 0Comentário

Entenda como é a logística de canteiro

Uma obra envolve diversos fatores e profissionais, como maquinário, projetos, prazos, execução e expectativas do cliente. Realizar um estudo e um projeto de logística do canteiro é muito importante para agilizar os processos e garantir a qualidade dos serviços. Neste artigo, iremos explicar como fazer isso e as vantagens para a sua empresa.

Controlar uma obra não é fácil, não é mesmo? Além dos vários profissionais envolvidos, como engenheiros, pedreiros e fornecedores, vários fatores externos têm impacto no dia a dia de um canteiro, como o clima e o funcionamento das máquinas. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, torna-se mais fácil gerenciar, planejar e controlar esses projetos.

 

Logística no canteiro de obras

O mercado da construção civil está cada vez mais competitivo e, neste cenário, reduzir as perdas e ampliar a produtividade são pontos fundamentais para diferenciar-se do concorrente e conquistar espaço. E a chave para isso é otimizar a logística no canteiro de obras, ou seja, tornar os fluxos e os processos mais eficientes, além de reduzir os desperdícios, tanto de materiais quanto de tempo.

Todos esses fatores têm um impacto direto na qualidade da construção, nos prazos estabelecidos e nos custos da obra. E aqui surge um novo perfil de profissional e gestor de obras, com mais ferramentas ao seu alcance para desempenhar sua função com mais eficácia.

 

Canteiro de obras: novo profissional em ação

A indústria da construção civil, assim como diversos outros segmentos, sofreu muitas transformações nos últimos anos com o advento da tecnologia. Nesse cenário, ganha espaço um novo perfil de profissional, antenado nas possibilidades do mercado e apto para desenvolver as suas atividades nesse novo ambiente.

Mais do que ter atenção a todos os detalhes de um canteiro de obras, como materiais utilizados, produtividade dos funcionários, prazos de entrega, autorizações e documentos necessários, e medidas de segurança, esse gestor precisa ter uma visão do todo para que, graças a essa integração, consiga entender onde pode otimizar o trabalho e onde vale a pena focar mais esforços.

 

Tecnologia no canteiro de obras

Aqui, a inovação faz toda a diferença. O uso de um software personalizado e a contratação de uma empresa de consultoria de gerenciamento, planejamento e controle de obras contribuem muito para agilizar o dia a dia em uma construção.

Os responsáveis pelo bom andamento da obra enfrentam muitos desafios, pois além de gerenciar todos os processos, precisam estar atentos aos detalhes, como segurança e precisão das atividades. Com o apoio da tecnologia, é possível ter uma visão completa de tudo o que está acontecendo, os resultados até o momento e as atividades dos profissionais contratados.

Ao integrar vários aspectos, ganha-se produtividade e performance. Outros benefícios importantes são a redução dos custos e das ineficiências, melhoria e maior assertividade nos prazos, otimização dos resultados, maior qualidade nos processos internos, maior precisão dos dados coletados nos projetos e alta personalização.

Ficou interessado em melhorar a qualidade do seu canteiro de obras e ganhar mais agilidade no dia a dia de trabalho? Entre agora mesmo em contato com um dos nossos especialistas. Teremos muito prazer em ajudá-lo a encontrar a melhor solução.