Por que contratar a TecPlaner para fazer a medição de obra?

Na hora de executar uma obra, a medição é a principal ferramenta de controle para verificar se tudo está caminhando conforme o planejado. Por isso, contar com uma equipe experiente é essencial para criar um planejamento detalhado, com acompanhamento eficiente para ter sempre informações sobre o andamento do projeto.

Continue lendo para compreender o que é a medição de obra, qual sua importância e por que contratar a TecPlaner para fazer a medição de obra do seu empreendimento.

O que é a medição de obra?

Muitas pessoas não sabem, mas a medição de obra é a atividade de fazer o controle de tudo o que foi produzido na obra — geralmente no período de um mês — para que o cliente aprove o pagamento.

É, portanto, essa a atividade que injeta dinheiro na sua obra, pois só depois que o cliente aprova a medição, é liberado emitir a nota fiscal para faturamento.

Por que a medição de obra é importante?

Toda obra tem um orçamento de referência, já que ninguém começa uma obra sem saber quanto vai gastar (inclusive, um orçamento mal feito pode colocar todo o projeto a perder).

Por isso, periodicamente são feitos levantamentos dos quantitativos executados e é feita comparação com o orçamento de referência para saber se está sendo gasto mais ou menos do que o previsto.

Em casos, por exemplo, em que o valor do contrato é muito elevado (e provavelmente o período é mais longo), a empresa raramente vai querer receber só no final, com o empreendimento pronto.

Ela vai querer receber fracionado, conforme tudo é feito. Logo, é feita a medição periódica na medida em que tudo é feito e executado, o que geralmente acontece mensalmente.

Em obras públicas, isso se torna ainda mais apertado e exigente, já que é necessário lidar com dinheiro público e prestações de contas rigorosas.

O processo varia de acordo com o tipo de contrato, o tamanho da empresa e o tamanho da obra, mas a qualidade da medição é sempre importante para que haja qualidade e precisão no orçamento, oferecendo informações sobre o andamento, fluxo financeiro, cumprimento de cronograma, entre outros dados importantes.

Como é feita a medição de obra?

A realização correta da medição de obra depende de alguns critérios, por sua vez, determinados pelas demandas de cada projeto.

O profissional responsável pode utilizar tabelas de composição de preços para orçamentos, respeitando as medidas das estruturas de concreto, alvenaria, pisos e azulejos, verificando os custos de materiais, revestimento, pessoal e outros detalhes, evitando futuras recompras que podem encarecer o empreendimento.

Por que contratar a TecPlaner para fazer medição de obra?

Uma medição de obra bem feita evita uma série de problemas na execução da obra, funcionando como a principal ferramenta para a boa gestão de controle.

A verificação de demandas como materiais, equipamentos e mão de obra facilita no cumprimento do orçamento para a realização de pagamentos e verbas mensais para o andamento da obra.

O sucesso do empreendimento depende da aproximação dos trabalhos efetuados com o orçamento apresentado. Por isso, quanto mais precisas as informações da medição, maior o controle e mais eficiente é a obra, otimizando não apenas o uso de materiais e recursos financeiros, mas também de tempo, cumprindo prazos.

A TecPlaner desenvolve medições de obra extremamente precisas, bem como controle econômico completo e detalhado criado por profissionais cuja experiência permite estimar custos ainda não projetados com grande aproximação e analisar soluções técnicas que demandem menor prazo e menor custo, de acordo com as necessidades do empreendimento.


Categorias: Medição

Recentes da categoria:

Nenhum resultado encontrado.

Recomendados para você:

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Mais de 1 mil gestores de obras recebem nossos conteúdos todos os meses!

Menu
×