maio 15 2019 0Comentário
Cronograma Baseline

Cronograma baseline: saiba o que é e como fazer

O cronograma baseline, linha de base ou somente baseline é um conceito muito aplicado na indústria da construção civil. A partir dele, é possível acompanhar todo o andamento do projeto, garantir a qualidade das entregas, evitar desperdícios e ficar atento aos prazos. Todas essas funções são primordiais para o sucesso da obra.

Nesse artigo, iremos explicar o que é o cronograma baseline e como aplicá-lo no seu projeto. Boa leitura!

O que é o cronograma baseline?

O baseline pode ser entendido como a linha de base que irá guiar um projeto, sendo definido, na maioria das vezes, durante o planejamento da obra. A partir dele, o gestor daquele projeto consegue controlar e acompanhar tudo o que está acontecendo.

Ele consiste em um modelo que reúne o que está aprovado e definido a respeito daquele projeto. Em outras palavras, é uma amostra visual de que a obra pode começar ou continuar. Podemos comparar o cronograma baseline à imagem de um prato e à sua receita. Muitas vezes, o resultado daquela receita não é exatamente igual à foto, mas isso não significa que está incorreto, apenas que o produto sofreu algumas mudanças no meio do percurso.

O cronograma baseline comporta-se da mesma forma, ele pode sofrer modificações à medida que a obra vai se desenrolando e mesmo assim continua sendo usado como base para verificar o andamento do projeto e o percurso que deverá ser percorrido.

Quais são as vantagens do cronograma baseline?

Em linhas gerais, o baseline possibilita que o gestor daquele projeto compare o que estava previsto até determinado momento e o que de fato foi realizado. A partir daí, é possível prever possíveis problemas, como atrasos nos prazos, mudanças necessárias no projeto, necessidade de novos fornecedores ou de mais funcionários, por exemplo.

Dessa forma, consegue-se resolver situações antes que elas se concretizem, ganhando tempo e qualidade na construção.

Outro ponto positivo está no aprendizado que o gestor tira do cronograma baseline, podendo esse ser aplicado em outros projetos. Com a bagagem de uma obra bem acompanhada e executada, em futuros desafios, gestores e colaboradores estarão mais aptos.

Outro benefício é a possibilidade de comparar o plano original com o que está ocorrendo hoje no projeto. Ou seja, com as várias alterações que ocorrem durante um projeto, graças a essa linha de base essa comparação torna-se viável e permite, inclusive, antecipar situações.

Como fazer um cronograma baseline?

Um projeto na indústria civil, geralmente, segue quatro linhas de base, as quais serão referência durante todo o período em que o projeto é executado. Confira, abaixo, quais são elas:

  • Qualidade: mede-se aqui a qualidade do projeto, ou seja, o que é esperado de cada atividade para garantir uma obra eficaz.
  • Escopo: aqui, define-se o que será produzido a partir desse projeto.
  • Custo: o cronograma baseline consiste em um orçamento que será usado como referência da quantidade de investimento que essa obra permite. Leva-se em consideração, geralmente, informações de antigos projetos semelhantes e o caixa da companhia.
  • Tempo: esse baseline é utilizado para desenhar o calendário daquela obra, com definição de prazos, datas e uma organização cronológica das atividades a serem desenvolvidas.

Agora que você já entendeu o que é e a importância de um cronograma baseline para o bom andamento de qualquer projeto, saiba que um software e uma consultoria podem ajudar muito nesse processo. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e conheça as soluções que temos para você.