Quando você traça algum projeto espera que ele atinja os seus objetivos, não é mesmo? Ainda mais nesse cenário competitivo, sai na frete as empresas que utilizam ações para obter um diferencial. Para isso foi criado o Guia PMBOK. Consiste em uma aplicação de habilidades, conhecimentos e técnicas durante o desenvolvimento de um projeto que vão colaborar para que ele seja bem sucedido.
O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) foi criado Instituto de Gerenciamento de Projetos. A instituição desenvolveu o chamado Guia de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos ou Guia PMBOK para as empresas.
Ou seja, o guia justamente tem como característica colaborar para a gestão de um projeto, seja ele no âmbito da criação ou venda de novos produtos ou até mesmo na implementação de uma nova estratégia de vendas. Todas as diretrizes desse guia foram pensadas para aumentar a eficiência e a geração de valores das empresas.
O guia de gerenciamento consiste na aplicação e integração de quarenta dois processos que estão agrupados em cinco grupos:
Iniciação
Nesse processo o guia orienta as etapas que serão realizadas para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto já existente
Planejamento
Nesta etapa são listadas todos os processos para que o escopo do projeto seja definido, bem como haja um refinamento dos os objetivos e desenvolvimentos necessários para que as metas sejam efetivamente alcançadas
Execução
Como o próprio nome já diz, essa é a fase onde há uma execução do projeto diante de todos os processos inerentes que estão previstos no plano
Monitoramento e controle
É nesta etapa em que o projeto precisa de um acompanhamento para verificar o seu andamento. É necessário também uma revisão e regulações necessárias para garantir um bom desempenho do trabalho proposto
Encerramento
Esta é a etapa onde os processos são finalizados e surgem os prováveis resultados.
Mas para que haja um sucesso na execução do seu projeto, você deve ficar atento a alguns detalhes. No PMBOK é importante que você escolha quais são os processos adequados e necessários para atingir seus objetivos. Por isso, para desenvolver um projeto você precisa rascunhar alguns pontos.
Para isso:
– Estabeleça metas e objetivos que você pretende alcançar no seu projeto;
– Procure saber qual é o público que você irá envolver;
– Avalie quais são os riscos que esse plano pode trazer para seus negócios;
– Estabeleça prazos para a execução e retorno do projeto;
– Avalie os investimentos que serão aplicados.
Ao realizar esse plano de ideias aplique as técnicas do PMBOK. Com as diretrizes desse método você poderá gerir melhor os projetos da sua empresa, fazendo assim que a execução seja mais coordenada.
O principal objetivo é que você estabeleça fluxos eficientes de informações e de ações dentro da sua instituição ou onde trabalha. Além de reproduzir os resultados esperados, o PMBOK pode colaborar para uma maior produtividade, redução de custos e satisfação de todos os seus profissionais que estão envolvidos nessa causa.