abril 10 2019 0Comentário
Fornecedores: Como evitar dores de cabeça

Como analisar se um fornecedor está apto a atender seu projeto

Em um projeto ou em uma obra ninguém trabalha sozinho. Diversos profissionais e fornecedores são indispensáveis para que tudo ocorra conforme os planos e metas. Escolher bons profissionais nem sempre é fácil e requer alguns cuidados para evitar dores de cabeça, atraso e até má qualidade do serviço. Confira algumas dicas sobre como você deve analisar se um fornecedor está apto para atender seu projeto.

 

Analise os produtos e faça projeções de suas necessidades

O primeiro passo é meio óbvio: para escolher um bom fornecedor é essencial analisar bem o seu portfólio e ver a qualidade dos produtos. No entanto, para ver se ele realmente está apto há outra coisa importante a se fazer: algumas previsões de imprevistos que possam acontecer.

Pergunte ao fornecedor como ele pode resolver questões relacionadas a entregas urgentes ou mudanças que porventura ocorrerem durante o processo, por exemplo. Caso você ache que isso pode acontecer durante o seu projeto é importante ouvir dele qual é a disponibilidade que ele tem e o quão ele se encaixa no que você precisa.

Cumpridos estes dois passos fundamentais o próximo é organizar uma lista com todos os requisitos que são importantes para o projeto e comparar os fornecedores para ver quais são os mais adequados. Após verificar se o fornecedor se encaixa no perfil que você busca é importante deixar tudo bem documentado no contrato.

Estabeleça contato pessoal quantas vezes for necessário

Um dos pontos mais importantes ao se estabelecer uma relação com o fornecedor é marcar reuniões presenciais com ele. Quanto mais encontros for possível, melhor. Esta é a melhor forma de conhecê-lo, saber se os princípios dele e os prazos batem com os seus e alinhar o que vocês precisam para trabalhar juntos. Os contatos virtuais por e-mail ou redes sociais são importantes para documentar a conversa de vocês, mas nada substitui a impressão que você deve ter dele pessoalmente.

Aqui vale também uma dica: se possível converse com alguns clientes do fornecedor para perguntar se estão satisfeitos com o serviço. Este pode ser um bom termômetro para verificar o quanto a parceria de vocês pode ter futuro.

Faça negociações ou pedidos aos poucos

Outra boa forma de verificar se o fornecedor está apto é começar a trabalhar com ele em um ritmo mais lento. Ou seja, nada de fazer um pedido astronômico logo de início. Essa é uma maneira de testar a confiabilidade dele, como ele se porta com prazos, com imprevistos e se os produtos e serviços entregues estão de acordo com o que foi acordado. Também é importante observar se ele está sempre disponível pelo telefone ou por outro meio já que ter um fornecedor sempre a postos é fundamental.

Uma boa dica para conhecer bons fornecedores é estar atento a feiras e eventos relacionados à sua área de interesse. Pesquise os locais nos quais você pode visitar para conhecer empresas e profissionais que trabalhem com os serviços ou produtos que você precisa. Estes locais são bons já que geralmente os profissionais fazem demonstrações e levam protótipos para que você possa visualizar o trabalho deles.