7 razões para investir em planejamento de obras

Na atualidade, a engenharia é uma profissão fundamental no desenvolvimento da sociedade. No entanto, esses profissionais também carregam a responsabilidade de trazer comodidade e segurança às pessoas.

Por isso, um dos maiores desafios da construção civil é o planejamento de obra. Essa etapa é a responsável por garantir a viabilidade, rapidez e a qualidade de qualquer projeto. Se você ainda não dá a devida atenção a esse processo, veja abaixo alguns dos motivos para mudar isso agora!

Garantia de satisfação

Na engenharia, como em qualquer profissão, um dos fatores mais importante é a satisfação do cliente. Nesse sentido, o planejamento de obra pode ser um grande aliado do seu projeto.

A partir de avaliações técnicas, cronogramas e definição de orçamento, ele garante que uma obra esteja dentro dos parâmetros exigidos para a sua construção. Isso significa que o planejamento pode corroborar o sucesso de um projeto.

Dessa maneira, é possível conseguir a lucratividade desejada para determinado empreendimento. Ainda, você tem mais chances de entregar a obra pronta sem atrasos. Esse é um aspecto indispensável para assegurar a credibilidade da empresa e a fidelidade de um cliente.

Redução de desperdício

Como você já percebeu, o orçamento de um projeto é parte essencial do planejamento de obra. Com um gerenciamento eficiente, é possível programar gastos e controlar com precisão tudo que acontece no local de trabalho.

Assim, você evita desperdícios de materiais e recursos. Isso porque o planejamento já inclui a quantidade de insumos e os profissionais necessários em cada atividade da obra.

A economia gerada em seu custo reflete diretamente no lucro final do seu projeto. Essa economia, é claro, não é apenas financeira: o planejamento orçamentário preciso diminui drasticamente o remanejamento dos prazos e, consequentemente, aumenta as chances de entrega antecipada da obra.

Ademais, você reduz as possibilidades de prejuízo no cronograma da obra e reafirma a imagem sustentável e ecologicamente correta do seu negócio ao público. Vale a pena lembrar que, nos dias atuais, uma empresa consciente e preocupada com o meio ambiente tende a se destacar.

Otimização da construção

Outra vantagem trazida pelo planejamento de obras é a otimização de qualquer projeto em que sua empresa esteja trabalhando.

Tenha em mente que você terá cada uma das etapas definidas e desenhadas antecipadamente. Com isso, será possível analisar, antes mesmo de começar a obra, quais as melhores tecnologias e métodos para a execução do projeto.

Além disso, você também poderá concluir com mais eficiência cada parte da construção de uma obra. A partir do momento que sua empresa possui domínio sobre determinado projeto, você tem o controle total desse empreendimento e pode garantir seu sucesso.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Visão real do andamento da obra

Por falar em controle, o planejamento de obras também pode te ajudar a ter uma visão real do andamento da obra em que está trabalhando.

Um projeto pensado de maneira superficial carece de parâmetros específicos e básicos em qualquer construção. Assim, fica praticamente impossível saber se sua equipe está trabalhando de forma satisfatória.

Consequentemente, você fica impossibilitado de garantir a entrega do projeto dentro do combinado com o cliente. Isso porque não é possível acompanhar o status de desenvolvimento da obra e entender claramente se ele está andando conforme o esperado.

Os resultados da falta de planejamento de obras podem ser catastróficos: o andamento incerto dos empreendimentos pode fazer sua empresa perder boas oportunidades de negócio e clientes importantes. Além disso, sua expectativa de retorno do investimento também pode ficar abalada.

Cronograma eficiente

Ao fechar um contrato de construção, um dos itens fundamentais a ser respeitado é o prazo estipulado para a execução da obra. Não cumprir esse acordo pode ser um fator decisivo para perder o cliente.

O planejamento de obras também é um grande aliado nesse quesito. Ele permite que você elabore um cronograma para o projeto e se atenha a ele. Assim, você pode estabelecer metas claras e objetivas com a sua equipe.

Além disso, também se torna mais fácil antever possíveis problemas ou imprevistos na obra. Dessa maneira, você já estará preparado para procurar soluções rápidas e eficazes para qualquer obstáculo que surgir.

É válido ressaltar, ainda, que o respeito aos prazos é sinônimo de satisfação do cliente. Com o cliente satisfeito, ele passa a recomendar sua empresa e, assim, ela ganha notoriedade e destaque no mercado.

Bom ambiente de trabalho

Não é apenas a empresa que se beneficia com um planejamento bem feito de uma obra. Sua equipe de trabalho também é diretamente impactada por ele.

Isso porque, com o planejamento adequado, otimiza-se a gestão do tempo e do cronograma de qualquer projeto. A equipe conhece com antecedência os prazos e suas respectivas atividades.

Além do mais, o planejamento permite um cálculo preciso da mão de obra, isto é, você trabalhará apenas com a quantidade necessária de pessoas. Com isso, cada profissional pode focar no seu trabalho, gerando uma equipe coesa e evitando a sobrecarga dos colaboradores.

Cabe lembrar que uma equipe completa e um ambiente de trabalho saudável melhora o andamento da obra. A produtividade dos profissionais aumenta e os resultados são potencializados.

Redução dos acidentes

Os acidentes de trabalho podem acontecer em qualquer obra e afetam a produção do local e o andamento do projeto. Além disso, eles podem trazer imprevistos de cunho financeiro, operacional e até mesmo judicial.

Nesse sentido, investir em um planejamento de obras é um ponto fundamental para reduzir as possibilidades de acidentes. Ele permite a criação de um plano de ação eficaz, que demonstre responsabilidade com a execução do projeto e preocupação com a integridade da sua equipe.

Esse planejamento já inclui os equipamentos indispensáveis à proteção dos profissionais contratados e possíveis treinamentos de preparação desses colaboradores. Com isso, você evita surpresas e colabora para um ambiente de trabalho eficiente e seguro, ao mesmo tempo.

Agora que você já conhece a importância de um bom planejamento de obras, saiba que não está sozinho nessa missão. A TecPlaner é especialista em gerenciamento de construções e pode te ajudar a executar seu projeto de forma a alcançar os melhores resultados.


Categorias:
BlogPlanejamento

Recentes da categoria:

Recomendados para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Mais de 1 mil gestores de obras recebem nossos conteúdos todos os meses!

Menu
×