4 dicas para evitar compras emergenciais nas obras

Obras de Construção Civil precisam estar em perfeito equilíbrio, em relação às compras de materiais. Ou seja, não pode ter excessos e, muito menos, faltar suprimentos. Neste artigo, vamos explicar como o gerenciamento de obras pode evitar compras emergenciais nas obras.

Muitas vezes, aquele mesmo produto comprado há 30 dias atrás pode estar com o custo mais elevado no mercado. É esse tipo de situação que deve ser evitado na sua obra, pois pode encarecer o custo da construção e trazer prejuízos.

Confira, neste artigo, 4 dicas de como evitar compras emergenciais na sua obra:

Controle as etapas da obra

Cada etapa da obra consome determinados tipos de suprimentos. Em cada etapa, o que deve ser levado em consideração é a vida útil de cada material e como fazer a compra sem exageros ou em falta.

Na etapa de fundação, por exemplo, uma grande demanda é pelas barras de ferros. Nesta etapa, o ideal é comprar este material com sobras, pois não estraga e pode ser reaproveitado em outras etapas, como levantamento de colunas, vigas e lajes, por exemplo.

Isso evitaria compras emergenciais deste material em sua obra e atenderia perfeitamente a demanda da sua equipe de execução pelo produto.

Outra vantagem é que a compra em grande quantidade pode baratear o preço do material e evitar a volatilidade da inflação dos suprimentos da cadeia de Construção Civil.

Claro, isso não vale para todos os suprimentos de construção. Porém, o que queremos esclarecer é que uma boa gestão de compras, em sintonia com as etapas da obra, pode evitar compras emergenciais que tendem a custar mais caro.

Esteja atento aos desperdícios

A Construção Civil sempre foi uma área onde o desperdício esteve presente. No entanto, essa tendência vem mudando ao longo do tempo com uma maior aplicação do gerenciamento de obra.

Desse modo, o desperdício tende a diminuir quando existe uma fiscalização dentro da obra. Veja alguns benefícios do gerenciamento de obra:

  • Operários trabalham com mais cuidado, evitando perda de material;
  • Reaproveitamento de matéria-prima e insumos;
  • Evita paralisação por falta de suprimentos;
  • Melhora a logística da obra;
  • Entre outros.

Tudo isso auxiliará também para evitar compras emergenciais em sua obra, tendo em vista essa vigilância constante para manter o bom andamento da obra!

Verifique a entrada e saída de materiais

Outra dica bem importante para evitar compras emergenciais é controlar a saída e entrada de materiais diariamente. Muitas vezes, o cronograma pode ser adiantado ou atrasado, sem que essa informação chegue a quem realmente comanda a obra.

Um eventual atraso pode estar relacionado a falta de determinado material para construção. Bem como, um possível adiantamento do cronograma pode necessitar de mais matéria prima e, talvez, compras emergenciais.

Por isso, estar antenado no consumo de suprimentos e no cronograma da obra é fundamental para evitar compras emergenciais ou até mesmo uma paralisação inesperada.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Comunica-se com a equipe no canteiro

Por fim, é muito importante estar em constante diálogo com a equipe que está trabalhando no canteiro. São eles que irão passar o feedback do andamento da obra para você entender como está o cronograma e as possíveis compras de suprimentos que devem ser feitas.

Ou seja, a equipe de compras deve estar em sintonia com as equipes no canteiro para que os materiais não faltam e para que a obra precise fazer o mínimo possível de compras emergenciais.

Gostou destas dicas? Conheça um pouco de nosso trabalho em planejamento e gerenciamento de obras!

Posts relacionados

Receba conteúdo da nossa newsletter

Menu
×