7 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

Dicas de segurança no canteiro de obras

Canteiro de obras é um ambiente de trabalho de perigo latente para os funcionários. O risco aumenta ainda mais quando não existe planejamento e medidas de proteção. Descarte adequado de entulhos, bem como uso de equipamentos apropriados e educação são aliados na busca pela segurança dos operários.

Para que a saúde e a integridade de todos os trabalhadores sejam preservadas, é preciso elaborar um planejamento antes mesmo do início de uma obra. Confira, a seguir, quais medidas podem ajudar a zelar pela segurança no canteiro de obras.

Fatores de risco para operários

Normalmente, os acidentes de trabalho acontecem por negligência de algum dos lados: seja dos gestores, seja dos próprios operários.

A segurança no canteiro de obras, portanto, fica comprometida, quando os agentes apresentam condutas indevidas. Por exemplo, uso incorreto de equipamentos de proteção é um erro crasso, apesar de comum. Muitos funcionários acabam por não verificar ou não se importar com a utilização correta do aparelho.

Maquinários obsoletos e antigos são outros fatores que colocam em risco a proteção dos trabalhadores. Com tempo, a funcionalidade pode ter sido comprometida e, consequentemente, gerar algum estrago anunciado.

Por fim, a pressa sempre foi inimiga da perfeição. Falta de atenção e necessidade constante de cumprir prazos apertados geram ocasiões muito prováveis de ter um acidente de trabalho.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

7 dicas para garantir a proteção no canteiro de obras

Elabore um planejamento para cuidar e manter a saúde e a integridade de operários. Assim, será possível identificar possíveis riscos e ameaças do ambiente e do trabalho. Essas informações são necessárias para criar um plano de medidas que garantam a segurança no canteiro de obras.

Conforme havíamos explicado, há erro na utilização de equipamentos de proteção durante as obras. Para evitar situações como essa, ofereça utensílios de qualidade e adequados às tarefas.

Aliás, a manutenção preventiva de maquinários, assim como a troca, é parte essencial do planejamento para segurança no canteiro de obras. O mau funcionamento, além de colocar em perigo o funcionário, pode gerar atrasos e prejuízos para construtoras. Portanto, tenha sempre em mente prazos e datas para reparo e manutenção.

O ambiente de trabalho, e isso é válido para qualquer profissão, precisa ser limpo e organizado! Essa é uma dica simples, mas que pode evitar sérios acidentes. Afinal, a negligência, como havíamos comentado, traz muitos riscos para o funcionário.

Conheça as normas regulamentadoras do ofício e contrate especialistas para transmitir as informações necessárias, durante treinamentos e, também, para evitar problemas judiciais no futuro.

O ambiente de trabalho se torna perigoso porque, muitas vezes, os riscos não são conhecidos. Por isso, organize seminários e palestras, por exemplo, para orientar e conscientizar os funcionários sobre a importância do conhecimento para o exercício da profissão.

Zelar por um ambiente seguro, responsável e tranquilo de trabalho é muito importante para cuidar do funcionário e de seu bem-estar. Além disso, indivíduos motivados e com a certeza de sua segurança trabalham são mais eficazes e entregam resultados muito melhores.

Se você entendeu a importância de garantir a segurança no canteiro de obras e quer saber mais sobre o assunto, procure por nós nas redes sociais ou entre em conosco pelo telefone!

Category: Blog, Gerenciamento
Post anterior
Como planejamento de obras pode ajudar a prever problemas?
Próximo post
Melhores práticas para otimizar o controle de estoque de materiais nas obras
Menu
×