março 29 2019 0Comentário

Negociação em obras: 3 dicas para se sair bem

Sempre que alguém toca no assunto negociação vem na cabeça a imagem de diversas pessoas em volta de uma mesa, cada uma com as suas perspectivas e interesses, em busca de acordos que sejam vantajosos para si mesmo ou o seu cliente.

Nos processos de negociação em obra não é diferente, mas devemos ter atenção a alguns pontos que podem facilitar a alcançar o êxito, principalmente o Gerenciamento de Projetos.

 

O que é o Gerenciamento de Projetos e como fazer?

Para um bom Gerenciamento de Projetos é necessário ter o conhecimento, habilidade, ferramenta e técnicas necessárias para que seja tudo aplicado para atender os objetivos finais do seu projeto, e que saiba solucionar os problemas que possam aparecer no decorrer das obras.

Olhando por cima, parece até “fácil” fazer um gerenciamento de projetos, mas essa atividade, que é bem importante, requer muita atenção, competência e ferramentas certas para a elaboração.

* Habilidades: Para desenvolver um projeto é necessário ter habilidade e saber enfrentar os pontos mais críticos que possam aparecer, pensando em soluções de forma ágil e resolvendo qualquer conflito, sempre deixando a sua equipe motivada e interessada. Entre as habilidades, as mais importantes são as de comunicação interpessoais, habilidades de gerenciamento e de análises de projetos.

* Ferramentas e técnicas: É super importante ter as melhores ferramentas possíveis para a execução de um projeto, pois se utilizar algo inadequado só irá atrasar a sua obra, e isso afeta diretamente na produtividade de toda a equipe. Utilize de técnicas bem elaboradas para que junto com a sua equipe, dê andamento corretamente nos projetos em qualquer situação que possa acontecer.

* Habilidades e conhecimento: Para um bom gerenciamento de projetos é necessário possuir habilidades e conhecimento, sendo capacitado de fato para a função. Procure se manter sempre atualizado, de olho nas novidades para aprimorar o seu conhecimento, afinal, isso nunca é demais.

Para um bom gerenciamento de projetos em obras, também são necessárias algumas práticas, como essas três bem importantes:

Realizar um escopo do projeto: É importante fazer um controle de cada etapa elaborada no seu projeto, e para isso é importante fazer um escopo, que deve conter os elementos de mapeamento dos processos, cronograma, orçamento e as metas.

Metodologia de acompanhamento: Para uma boa gestão de projeto, elabore uma metodologia de acompanhamento para que possa planejar e acompanhar todas as etapas, podendo utilizar ferramentas para o segmento.

Controle de produtividade: É importante fazer um controle sobre cada ação de produtividade nas obras, iniciando com a designações de liderança, para que cada setor tenha um responsável pelas tarefas.

 

Confira alguns métodos que podem ajudar na negociação em obras

Conhecimento do terreno: Conhecer bem o oponente é um fator fundamental para quem busca sucesso em uma negociação. Estude o seu futuro parceiro, veja realmente as armas que ambos têm e saiba o que poderá de fato utilizar para agregar algo de bom na negociação, conseguindo o melhor para a sua empresa.

Tenha aliados: Quando temos adversários tudo tende a se tornar mais duro, muitas vezes se transformando em uma batalha. Por isso, procure não ter oponentes, transforme eles em seus aliados, pois discussões é perca de tempo e desgasta, é melhor uma conversa amigável e produtiva, pois assim ambos chegaram a uma boa solução mesmo que estejam em lados opostos e poderão se alinhar e resolver tudo da melhor forma. Veja qual o objetivo de ambos que é mais em comum, e partir daí, pode iniciar uma negociação favorável para os dois lados.

Procure exemplo de negociações antigas: Uma boa forma de fechar acordos e estabelecendo um padrão de acordo com outros desfechos positivos que tenha ocorrido. Procure casos semelhantes que tenham terminado de uma forma próxima com o seu objetivo e utilize isso ao seu favor.