março 25 2019 0Comentário
Importância da metodologia construtiva

Importância do estudo da metodologia construtiva a ser empregada no projeto

O gerenciamento de projetos na construção civil é um trabalho que exige uma visão ampla de todo o processo, pois ele deve considerar tudo o que envolve um empreendimento – da concepção à entrega no prazo e todas as etapas entre elas. Por conta disso, o estudo da metodologia construtiva a ser empregada nesse planejamento possui grande importância para que os objetivos sejam alcançados. Saiba mais sobre o assunto e por que ele deve fazer parte da gestão.

O conceito da metodologia

Quando se fala em metodologia, estamos nos referindo a um componente cuja função é trazer à execução de qualquer trabalho uma linguagem comum do que representa a gestão de qualquer projeto, tendo em vista a cultura da empresa onde ela será aplicada e o contexto. A aplicação do método deve estar sempre ligada às melhores práticas para se executar esse plano.

Para que esse conjunto de métodos atinja o seu objetivo, é preciso que haja uma participação do maior número de pessoas envolvidas e que todas compreendam como esse processo é importante. Da mesma forma, deve-se entender que uma metodologia pode – e deve – passar por correções, adequação ou mudanças em sua aplicação caso os resultados apontem para um lugar algo fora da expectativa. Afinal, ela deve ser um guia, jamais uma obrigação.

A adoção de uma metodologia no gerenciamento de projetos é essencial para a organização das etapas, o desenvolvimento do trabalho e a utilização de tudo o que foi estipulado com o mínimo de desperdício ou necessidade de adquirir mais recursos. Dessa forma, é possível atingir o objetivo dentro do programado e sem imprevistos.

A metodologia construtiva e a sua importância do seu estudo em projetos

A metodologia construtiva pode ser definida como o conjunto de ações cuja finalidade é garantir a otimização de todos os recursos disponíveis nas etapas de qualquer projeto que envolva construção civil. É um processo dinâmico e que deve ser desenvolvido conforme o andamento das fases, fazendo as correções e alterações necessárias para o objetivo final.

O estudo da metodologia construtiva se torna parte fundamental para a execução dos projetos a fim de que todos os recursos disponíveis sejam utilizados de forma inteligente e consciente – mão de obra, materiais e gerenciamento. Problemas em alguma parte desse planejamento podem causar acidentes, atrasos, gastos extras e outros tipos de prejuízo para a empresa.

Além disso, todos os processos relativos à uma construção civil são muito limitados e precisam ocorrer de forma sincronizada para que não haja percalços no desenvolvimento. Assim, o estudo prévio é essencial para que cada etapa seja estudada separadamente e em conjunto com outras, levando em consideração também os insumos e recursos humanos.

Para que todo esse processo ocorra de forma harmônica, um dos pontos fundamentais é a interação entre o estudo da metodologia construtiva e a equipe de campo. Afinal, as pessoas que fazem parte desse setor serão as responsáveis pela execução do projeto, sendo essencial que elas entendam não somente o desenvolvimento em si, mas a organização que envolve isso, o cronograma de execução e outros pontos importantes.