O guia completo para reduzir custos e prazos mantendo a qualidade da sua obra

Garantir a qualidade da sua obra é o sonho de qualquer construtor, trazendo sucesso e reconhecimento e, ao mesmo tempo, gastando o menos possível, seja em termos financeiros ou mesmo de tempo, entregando um serviço mais rápido e com a mesma eficiência.

Embora isso possa parecer um sonho distante em uma primeira visão, é possível chegar a este patamar, seguindo determinados passos. E é exatamente isso que abordaremos neste conteúdo.

Apresentaremos uma espécie de guia, com dicas para fazer com que haja ganho de tempo e economia de dinheiro, ao mesmo tempo em que o serviço se mantém no mais alto patamar técnico.

Portanto, confira como fazer o melhor trabalho, mantendo a qualidade da sua obra juntamente com o menor gasto de tempo e dinheiro para entregar o projeto completo.

Planejamento minucioso para os projetos

Pode parecer clichê, mas de fato, o primeiro passo para diminuir custos, evitar desperdícios e cumprir um cronograma ideal é realizando um planejamento claro e bem definido para cada projeto de construção.

Obras são sempre trabalhosas, exigindo um serviço bem feito e pensado. Por isso, quando não há este planejamento, os envolvidos ficam perdidos, o que leva à perda de tempo.

Além disso, sem saber exatamente o que será utilizado, em quais tamanhos e quantidades, o projeto fica suscetível a desperdício de materiais, gastando à toa e perdendo dinheiro. Isso sem falar nas questões de sustentabilidade envolvidas no descarte de matéria-prima não utilizada.

Além disso, o planejamento permite que os responsáveis pela obra e as construtoras consigam prevenir riscos, que também trazem atrasos e gastos desnecessários na obra. Quanto maior a qualidade do plano, mais rápido as coisas andam no projeto.

Portanto, a primeira dica é: para garantir a qualidade da sua obra, planeje tudo, detalhadamente, com antecedência. Assim, é possível ter noções melhores sobre as quantidades de material a ser usado, como otimizar o tempo e cumprir os prazos, além de estar preparado para os riscos inerentes a um projeto de construção.

Qualidade dos materiais

Outro detalhe essencial é não querer economizar na hora de comprar os materiais e de contratar o pessoal que realizará o trabalho. Por mais que este possa parecer um atalho simples para gastar menos dinheiro, o fato é que pode ser um tiro no pé. Afinal, nada é melhor do que ter os principais produtos do mercado na obra.

Primeiro, por uma questão de qualidade. Uma construtora precisa ter credibilidade e, para isso, o ideal é associar-se às melhores marcas. Além disso, no longo prazo, é possível economizar dinheiro. Isso porque os materiais de qualidade garantem uma durabilidade maior, necessidade menor de manutenções a todo momento.

Utilizar peças de qualidade ruim exigirão intervenções mais constantes e, automaticamente, gastos desnecessários e que, ao serem somados aos custos iniciais, tornam a obra mais cara. Portanto, mesmo que pareça uma boa pagar menos no início, no fim, os números mostrarão exatamente o contrário.

E, no caso do tempo, os melhores materiais também garantem manuseio mais simples e facilitado para os responsáveis, facilitando o trabalho. Peças ruins podem quebrar com mais facilidade e gerar atrasos na entrega. Ou seja, tanto pelo dinheiro quanto pelo tempo, a qualidade da sua obra depende dos melhores materiais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Extensa pesquisa em busca de novas ferramentas

Mais um fator decisivo na hora de ganhar tempo e economizar financeiramente na obra é realizando pesquisas constantes e extensas sobre novas tecnologias e formas de atuação no ramo das construções.

Com o avanço das automatizações e outras tendências digitais, as obras também podem ganhar em eficiência e velocidade, mantendo qualidade máxima.

Por exemplo, com softwares de gestão é possível acelerar processos de comunicação entre partes envolvidas, tornando o procedimento todo mais rápido. Isso impactará na hora de entregar o projeto final com mais velocidade.

Relacionando com o primeiro tópico citado, é possível colocar a pesquisa e a descoberta de práticas modernas e eficientes como uma parte do planejamento. Muitas vezes, porém, é necessário algum tipo de auxílio de empresas terceirizadas, já que nem sempre os responsáveis terão este conhecimento claro em suas cabeças.

Além disso, a automação pode melhorar a qualidade da sua obra. Afinal, existem programas e aplicativos capazes de fazer cálculos relevantes, de melhorar a compreensão do projeto por parte dos responsáveis etc. Portanto, é impossível acelerar a obra, ganhando tempo e economizando dinheiro, deixando de lado o uso maciço das tecnologias presentes atualmente.

Escolha os melhores profissionais

Por fim, mas não menos importante, é a qualidade dos profissionais envolvidos. Já falamos aqui sobre os materiais, mas o trabalho humano também é essencial. Obviamente, as ferramentas tecnológicas podem auxiliar, assim como a matéria-prima. Porém, não há forma de a ação ser bem realizada sem qualidade profissional.

Primeiro, falando sobre o tempo: uma equipe unida e experiente pode entender mais rapidamente o que fazer, resolver melhor e mais rápido eventuais problemas, além de o processo ser muito mais natural e, com isso, mais veloz. Profissionais inexperientes, ou de menor qualidade, acabam fazendo as coisas com mais dificuldade e, obviamente, a obra se atrasa.

E, em relação às finanças, também não há dúvidas sobre as vantagens de ter o melhor time. Menor risco de erros humanos, que causem atrasos e eventuais necessidade de gasto com reparos, produto final de melhor qualidade e, portanto, uma manutenção menos constante.

Certamente, a qualidade da sua obra tem apenas a ganhar, em tempo e dinheiro, com a contratação de profissionais de alto gabarito. Assim como falamos sobre os materiais, os gastos iniciais maiores, com uma equipe de qualidade, rapidamente se pagam e, no longo prazo, diminuem bastante os custos de uma obra.

Este é, portanto, um guia com alguns passos sobre como garantir a qualidade da sua obra e, ao mesmo tempo, gastando menos dinheiro e ganhando tempo. Este é o sonho de qualquer responsável por projetos de construção e, com as dicas acima, pode se tornar realidade.

Gostou deste conteúdo e quer saber muito mais sobre assessoria em relação às obras e como otimizá-las? Confira outros textos de nosso blog para ficar por dentro e, em caso de qualquer dúvida, entre em contato conosco por telefone. Ficaremos felizes em atendê-lo. Não perca tempo e aprenda tudo sobre o tema.

Posts relacionados

Receba conteúdo da nossa newsletter

Menu
×