Um leitor menos atento pode achar essa pergunta muita simples: como calcular e como prever o custo de obra? A resposta mais óbvia é: fazendo um levantamento de preços.
Entretanto, erguer um prédio não é como ir até um supermercado e fazer um orçamento das compras do mês. A construção civil tem inúmeras variáveis que afetam fortemente o valor final de uma obra.
Errar um orçamento significa prejuízos enormes para construtoras e incorporadoras. Para evitar isso, confira agora quatro passos fundamentais para calcular e prever o custo de uma obra.
- Faça um projeto executivo e um memorial descritivo
A melhor maneira de entender perfeitamente quais são os custos envolvidos com o projeto é fazendo um projeto executivo e um memorial descritivo.
O projeto executivo é o conjunto de informações técnicas necessárias para a realização da obra. Ele deve conter todos os detalhes construtivos que digam respeito à instalação, montagem e execução do empreendimento contratado.
Esse projeto deve conter itens como plantas, cálculos estruturais, desenhos, quantidade de materiais e equipamentos necessários, preços e orçamentos.
Já o memorial descritivo discorre sobre os detalhes dos projetos. Ele inclui itens como localização da obra, acabamentos, materiais empregados, objetivos do projeto e muito mais.
- Calcule os custos
A segunda etapa envolve o cálculo dos custos, por metro quadrado. Assim, calcule quanto custa um metro quadrado de cada área do empreendimento, levando em conta a quantidade de estruturas, os materiais utilizados, revestimentos, louças, metais e outras instalações.
Lembre-se ainda dos custos indiretos, como água, energia elétrica, telefone, transporte da equipe, transporte de materiais, mão de obra terceirizada, equipamentos, salários, seguros, gastos com segurança e muitos outros.
Há ainda outro aspecto que não pode ser esquecido: os impostos e as taxas. Portanto, adicione esses valores ao custo total da obra, lembrando de contabilizar encargos sociais, taxas de licenciamentos, permissões e outros custos relacionados à burocracia do serviço público.
[rock-convert-pdf id=”77090″]- Adicione o lucro
Por fim, feito todos os cálculos, é hora de adicionar o lucro. Nessa etapa é importante que o lucro pretendido seja aplicado linearmente em toda a obra. Assim, se o lucro pretendido é de 10%, aplique os 10% sobre o total dos custos, incluindo impostos, mão de obra terceirizada, materiais utilizados, etc.
O lucro deve ser calculado levando em consideração a complexidade do projeto, os riscos envolvidos e os valores médios praticados pelo mercado.
Pronto, está quase finalizado o cálculo de custo de uma obra. Mas como saber se ele está realmente correto? A resposta está na última etapa do cálculo: comparar com o CUB.
- Compare com o CUB
CUB é Custo Unitário Básico. Trata-se dos custos relacionados à construção civil, levantados pelos sindicatos de construção civil de cada estado. Não se trata de estimativas, e sim de valores reais gastos com obras que efetivamente estão sendo construídas.
Portanto, antes de finalizar o cálculo de custo de sua obra, faça uma comparação dos resultados obtidos com o Custo Unitário Básico do Sinduscon de sua cidade.
O CUB informa o resultado por metro quadrado, em reais, de acordo com o tipo de empreendimento construído. Se os resultados forem similares, então seus cálculos estão corretos. Caso contrário, é preciso refazer o orçamento para identificar possíveis erros.
Agora você já sabe como calcular e como prever o custo de uma obra. Quer mais dicas da área de construção civil? Siga-nos no Instagram, YouTube, Facebook e Linkedin.
1 Comentário. Deixe novo
Muito boa matéria. Esclarecedora e simples, parabéns!