O bom andamento de uma obra não dependerá somente dos recursos investidos para realizá-la, na verdade será necessário contar com uma empresa qualificada para controlar e executar todo o processo de maneira eficiente e segura.
Exigir garantia é o primeiro passo na hora de contratar uma empresa para este fim, no entanto a garantia oferecida precisa ser honrada e como ter certeza de que você não terá problemas com a sua decisão?
Confira algumas dicas infalíveis para escolher uma empresa competente para o controle de obra!
A importância do controle de obra
Estamos falando de um aspecto fundamental para executar, com a devida eficiência e qualidade, um projeto de construção civil. Se você deseja o sucesso do seu investimento, então deve contar com um serviço de controle de obra em seu planejamento.
Um bom controle de obra deve cooperar para otimizar algumas operações da construção, bem como evitar gastos e desperdícios desnecessários.
O que faz um serviço de controle de obra, afinal? Veja…
• Gerencia a segurança do projeto como um todo;
• Controla os materiais;
• Atualiza o histórico da documentação de progresso;
• Economiza os recursos financeiros;
• Supervisiona assertivamente as atividades no canteiro de obra;
• Contribui para o foco e produtividade;
• Identifica os riscos;
• Elabora soluções de problemas.
No caso de não haver um acompanhamento qualificado da obra, esses pontos acima listados podem trazer grandes problemas para o seu projeto, desencadeando uma série de barreiras para a conclusão da obra, como gastos inesperados, situações emergenciais, falta de pessoal disposto para o trabalho, etc.
O que exigir na hora de escolher a empresa ideal para o controle de obra?
Em vista de evitar esses problemas em sua construção, é preciso fazer algumas exigências importantes no momento da contratação da empresa que será responsável pelo controle de obra do seu projeto.
1. Habilitação jurídica
Existem documentos essenciais para garantir a confiabilidade de uma empresa como o Contrato Social e o CNPJ, bem como o alvará de localização e funcionamento.
2. Saúde financeira
É importante também estar por dentro da situação financeira e patrimonial da empresa, através de documentos como o balanço patrimonial e balancetes, análise econômica financeira e negativa de falência.
A partir dessas consultas, você terá mais segurança acerca da solidez da empresa a ser contratada.
3. Garantias aos trabalhadores
Vale a pena verificar também o registro de funcionários, além de saber se a empresa segue o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
4. Garantias Civis
Diante da constância de acidentes em canteiros de obras, é preciso contar com uma cobertura para essas situações, por isso procure saber se a empresa tem um Seguro de Responsabilidade Civil que lhe garanta essa prevenção.
5. Regularidade fiscal
Não se esqueça de solicitar a Certidão Negativa de Tributos e a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas para verificar a situação fiscal da empresa.
6. Qualificação técnica
Contratar uma empresa sem as habilidades necessárias para o serviço não faz sentido, não é mesmo? Por isso, exija a comprovação de registro juntos aos órgãos competentes como o CREA ou CAU.
7. Experiência
É sempre bom saber há quanto tempo a empresa atua no mercado, bem como buscar indicação de outros clientes e visitar obras nas quais essa empresa trabalhou.
8. Qualificações e documentos específicos
Existem também os documentos específicos de acordo com a obra a ser executada que devem ser verificados antes da contratação para garantir que o andamento da obra ocorra dentro da legislação e sem maiores problemas.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato com e saiba como resolver todos os seus problemas sobre o orçamento da sua obra!