4 dicas para preparar uma medição de obras eficiente

Uma das partes mais importantes de um processo de construção é a medição de obras. É este procedimento que levará a uma melhor possibilidade de organização do que está sendo feito, tempo e materiais necessários para determinados serviços, custos gerais entre outros aspectos fundamentais. Quem atua diretamente neste setor sabe bem a importância de ter uma medição eficiente.

Por isso, este conteúdo busca, justamente, apresentar algumas dicas para que a medição de obras seja efetiva e leve, de fato, à facilitação dos trabalhos seguintes, garantindo um resultado final perfeito e mais rápido. Afinal, entregar a melhor estrutura, no menor tempo, é a chave para qualquer empresa que atua no setor de construção.

Por isso, confira a seguir algumas formas de ter a medição de obras mais eficiente possível.

Organize os parâmetros da medição com antecedência

Para que a medição de obras funcione, ela precisa ser previamente organizada. Antes mesmo de começarem os trabalhos, os responsáveis pelo projeto devem se reunir e definir alguns detalhes sobre a medição.

Por exemplo: qual será a periodicidade deste procedimento? Semanal, mensal ou outro? Ainda, é fundamental definir como os cálculos serão feitos, para não haver nenhum risco de duas medições serem feitas com bases diferentes. E outros detalhes também, como quais os principais focos do trabalho etc.

Certamente, organizar a medição com antecedência, em vez de precisar fazer tudo correndo com a obra em andamento, é uma forma de torná-la muito mais eficiente.

Não economize nos materiais usados para medição

Além de planejamento, é importante ter estrutura para realizar a medição. Por isso, uma dica é não economizar e querer comprar materiais mais baratos e que não entreguem os resultados corretamente.

Vários tipos de objetos podem ser usados na medição: esquadro, escalímetro, prumo, trenas entre outros. Comprar materiais de baixa qualidade pode interferir nos resultados e gerar ideias equivocadas sobre a obra. Portanto, invista em boa estrutura para que a medição seja feita de maneira mais eficiente.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Trabalho em equipe

Como a medição é uma das partes mais importantes do trabalho, é importante que vários profissionais, de áreas diferentes em uma obra, tenham uma comunicação efetiva. Se não, alguns dados podem passar em branco, não sendo colocados em outros cálculos, atrapalhando toda a produção.

Sendo assim, o profissional que realiza a medição precisa estar em comunicação constante com os responsáveis pela obra, arquitetos, pedreiros etc. Assim, com o trabalho em equipe, a parte de medição se torna melhor e mais capaz de cumprir sua missão de forma perfeita.

Tenha o trabalho constantemente anotado

Por fim, uma última dica: é sempre importante que, a cada medição, os valores sejam anotados e documentados, de forma a ficarem em um arquivo disponível para consulta. Assim, se for necessário comparar informações ou outras ações, para melhorar o processo nas vezes seguintes, isso será mais fácil. Portanto, a documentação também faz com que a medição se torne eficiente.

Estas são algumas das formas de tornar a medição de obras mais eficiente. Este importante procedimento precisa estar sempre alinhado com todo o restante da obra.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre nosso trabalho. Acesse as redes sociais para conferir o que estamos fazendo e, em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato por telefone. Estamos sempre à disposição, seja qual for sua necessidade.


Categorias:
BlogControle

Recentes da categoria:

Recomendados para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Mais de 1 mil gestores de obras recebem nossos conteúdos todos os meses!

Menu
×