Previna imprevistos através de um controle de custos de obra

O sonho de todo construtor é que seu projeto ocorra como o planejado do início ao fim, sem dores de cabeça. Porém, sabemos que o sucesso de um empreendimento depende não apenas de mão de obra capacitada no planejamento, gerenciamento e controle, como também de fatores externos.

Questões como a inflação ou a disponibilidade de materiais no mercado podem afetar diretamente os custos de execução. Por isso, um controle de custos de obra é uma ferramenta essencial para prevenir imprevistos e tomar decisões inteligentes.

Ao longo deste artigo, explicaremos as vantagens de realizar um controle de custos de obra e como você pode obter consultoria especializada para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Por que realizar um controle de custos de obra?

O controle de custos de construção auxilia gerentes de projeto a evitar estouros no orçamento, fornecendo diretrizes para estimativas e previsões de mão de obra, material e custos indiretos do empreendimento.

Esse instrumento é um relatório normalmente baseado em fatores como fluxos de caixa, custos finais previstos e custos atuais.

Para se ter uma ideia, em geral, há cerca de 20% de diferença entre custos previstos e custos reais quando não há atenção em planejamento e controle, o que pode significar perdas significativas para a construtora, além de problemas com stakeholders.

O controle de custos permite acompanhar os fluxos de caixa em cada etapa, percebendo desvios e corrigindo o curso dos gastos.

Como é feito o controle de custos de uma obra?

O controle de custos de uma obra não é apenas uma conferência de valores em uma planilha. É baseado em uma série de fatores, como a estimativa preliminar, estimativas mais detalhadas, uso de softwares de gestão, dentre outros.

A estimativa preliminar de custos é a principal fonte de determinação da intenção de financiamento de um projeto. Estimar os custos com precisão impactará, com certeza, não apenas em conseguir investidores, como também em deixá-los satisfeitos ao longo da execução, evitando litígios.

O controle de custos vai depender, também, de estimativas mais detalhadas sobre a mão de obra, o material e o tempo de execução de cada etapa do projeto, sendo crucial verificar o respeito aos prazos, pois projetos atrasados significam mais custos com mão de obra, custos indiretos, dentre outras questões que podem comprometer a saúde financeira do empreendimento.

Na TecPlaner, o uso de software de gerenciamento, com a criação de dashboards muito claros e de fácil compreensão e visualização, faz toda a diferença para o gerenciamento do projeto, garantindo que as tomadas de decisão ocorram com base em dados atualizados.

Isso também assegura que a equipe de back-office esteja conectada com os trabalhadores no canteiro de obras, garantindo a rápida correção de falhas em todos os níveis de execução do empreendimento.

Como uma obra é dinâmica e mudanças podem acontecer a todo momento, a atualização constante do plano de custos garante determinar se é necessário fazer algum ajuste no caso, por exemplo, de algum custo ser mais alto do que o esperado em alguma etapa, equilibrando com a redução de custos onde isso seja possível.

Afinal, ninguém está totalmente a salvo de imprevistos, já que fatores externos, como a inflação ou disponibilidade de materiais no mercado podem afetar elementos que anteriormente estavam orçados em valores mais baixos.

Como a TecPlaner está ligada a diversas obras, nos mais diferentes setores, seus dados são mais consistentes, o que permite maior proximidade entre custo estimado e custo real, evitando surpresas desagradáveis pelo caminho.

Com a TecPlaner, seu empreendimento tem relatórios de custo constantes e consistentes, mantendo os stakeholders informados e satisfeitos com o andamento do projeto.

São criados diversos planos de contingência para gerenciamento de risco, além de cronogramas detalhados que auxiliam na verificação constante do fluxo de cada processo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Muito mais confiabilidade para o seu projeto

A possibilidade de conseguir investidores ou financiamento é um dos principais fatores determinantes da viabilidade de um projeto.

Por isso, quando há um forte controle de custos, com todos os custos de construção e outros itens do projeto, como mão de obra e contingências, é possível transmitir mais confiança para os stakeholders, facilitando o sucesso do empreendimento.

Todos os custos do plano de custo são incluídos no orçamento executivo que, por sua vez, acompanhará os custos com íntima relação ao momento em que eles acontecem na obra.

O objetivo é alocar o capital nos lugares certos, evitando imprevistos como, por exemplo, perceber no meio da construção que não há aço suficiente, ou que o preço do aço não cabe mais no orçamento por conta da escassez do produto no mercado.

Com a TecPlaner, o controle de custos é muito mais eficiente, já que acompanha essas questões de perto, com dados de obras em andamento, evitando discrepâncias entre expectativa e realidade.

Com o acompanhamento constante do fluxo de caixa, é possível inclusive definir metas para custos operacionais futuros, cobrindo todas as fases do projeto.

O método usado para determinar o orçamento irá variar nas diferentes fases do projeto, embora o grau de certeza deva aumentar à medida que os elementos do projeto se tornam mais bem definidos. O orçamento deve ser baseado no caso de negócios do cliente e deve mudar apenas se o caso de negócios mudar. O objetivo do controle de custos é produzir a melhor construção possível dentro do orçamento

É possível verificar claramente o custo estabelecido do projeto, o custo final, o fluxo de caixa, além de avaliações de risco, custos de uso da instalação concluída e economias potenciais, que afetam diretamente o lucro obtido.

Não basta fixar despesas em uma data específica e parar por aí

O monitoramento de despesas não pode ser algo fixo em um único momento, precisa acontecer em cada uma das etapas, do planejamento à execução.

Sem auxílio de uma equipe experiente, problemas no controle de custos podem ser um tiro no pé, comprometendo não apenas a conclusão do projeto, mas a confiança de futuros clientes na construtora.

Com a TecPlaner, é possível estabelecer previsões muito confiáveis das implicações de custo de cada alternativa, de modo que cada decisão seja embasada por dados.

Cada alteração traz atualizações no controle de custos, ajustando o plano de fluxo de caixa para refletir na execução do projeto com base nos interesses e gostos do cliente.

Obtenha muito mais confiabilidade, credibilidade e segurança com a nossa consultoria: encontre-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn ou ligue (31) 3047-8037.


Categorias:
BlogControle

Recentes da categoria:

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Mais de 1 mil gestores de obras recebem nossos conteúdos todos os meses!

Menu
×