Melhores práticas para otimizar o controle de estoque de materiais nas obras

Engenheiro fazendo controle de estoque

Alguns desafios são enfrentados para que uma obra seja realizada de forma satisfatória e rentável, pois alguns incidentes podem resultar em prejuízos e perdas durante a execução do projeto.

Para minimizar essas possibilidades de riscos, é necessário que haja um melhor gerenciamento da produtividade, que pode ser iniciado a partir de uma Gestão de Estoque mais eficiente.

Confira nosso artigo e saiba quais as melhores práticas para otimizar o controle de estoque de materiais nas suas obras.

Como tornar a sua obra mais segura?

Para um bom andamento de uma obra o controle de estoque é muito importante e o seu processo de gestão é necessário, pois melhora a logística desse controle, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do projeto.

Assim, o controle de estoque pode ser desenvolvido a partir de um estudo mais aprofundado sobre todos os materiais e equipamento utilizados e com a previsão dos possíveis desperdícios gerados no decorrer da obra.

Dentre essas medidas preventivas podemos contar com as seguintes observações:

1. Definição do local onde os materiais serão armazenados.

2. Condições de armazenamento de produtos e equipamentos nesse local. Ou seja, observar:

– Umidade do ambiente;

– Temperatura local;

– Prazos de validade dos produtos utilizados na obra;

– Se os equipamentos não serão danificados nesse local de armazenamento;

– Etc.

3. Organizar uma estrutura para proteger o local de estocagem da chuva, sol e ventos fortes.

Esse cuidado é necessário, pois alguns materiais podem sofrer danos ao ser expostos à umidade, como por exemplo:

– Madeira;

– Cimento;

– Gesso;

– Dentre outros.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como planejar uma Gestão de Estoque

Planejar uma gestão e um controle de estoque está diretamente relacionado com o processo de compra e de armazenamento de materiais, equipamentos e produtos necessários para execução da obra.

Portanto, para iniciar esse processo de gestão de forma consciente, deve-se definir a quantidade de materiais que serão necessários em cada processo da construção.

Logo, estabelecer um local de armazenamento que tenha as condições adequadas para a conservação de tudo o que for estocado. Algumas construtoras, no entanto, realizam um controle de estoque contínuo e diário, que permite prever as reposições necessárias futuramente, reservando, dessa forma os materiais necessários para que a obra não pare.

Um controle de estoque eficiente na prática

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível realizar um controle de estoque mais eficiente, através de sistemas automatizados. Com eles, é possível gerar relatórios com dados precisos e completos que promovem:

– Um monitoramento da entrada e saída de veículos de carga e descarga, assim como dos materiais que estão sendo comprados e utilizados;

– Controle das quantidades dos materiais em estocagem prevenindo de desperdícios, perdas e gargalos no ciclo de produtividade.

Para que esse controle de estoque seja realizado de forma eficiente, muitas empreiteiras optam por serviços de consultoria em engenharia, contando com profissionais qualificados para esse processo de Gestão de Estoque.

Se sua obra necessita desses cuidados para ter um melhor desempenho e maior rentabilidade, entre em contato conosco que apresentamos estratégias eficientes para a sua construção.

Category: Blog, Controle
Post anterior
7 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras
Próximo post
O guia completo para reduzir custos e prazos mantendo a qualidade da sua obra
Menu
×