Mercado imobiliário: 4 tendências para os próximos anos

O ano de 2020 começa com boas notícias na área econômica, especialmente no segmento imobiliário. A expectativa é de um crescimento robusto.  Entretanto, o mercado mudou e o investidor precisa ficar atento.

Confira 4 tendências do mercado imobiliário para os próximos anos.

 

  • Aumento da população idosa

A expectativa do brasileiro na década de 1940 era de 45 anos. Hoje, é de cerca de 80 anos. Isso significa que a população sênior é um importante segmento de mercado que pode ser atendido nos próximos anos. 

E não são só os empreendimentos que precisam ser adaptar a esse novo público. A comunicação também precisa ser mais bem preparada. Por isso, há outra tendência que precisa ser levada em consideração: o aumento dos acessos de idosos aos sites de compra, venda e locação de imóveis.

Entre 2016 e 2019 a participação dos “seniores” aos sites especializados quase triplicou. 

Quem quiser aproveitar essa tendência deve focar em apartamentos menores, que facilitem a limpeza e a locomoção entre os cômodos; e itens de segurança como pisos antiderrapantes, portas mais largas e uso de barras de apoio em pontos estratégicos.

 

  • Mudança no perfil do público jovem

O foco na utilização, e não na posse, é uma tendência das novas gerações que começam a se interessar pelo mercado imobiliário. Isso significa que há uma tendência de crescimento na procura pela locação de espaços mas, por outro lado, o ritmo de crescimento nas vendas deve desacelerar.

Há ainda impactos indiretos, como a menor necessidade de vagas de garagem, já que a juventude está mais inclinada a depender de aplicativos de transporte particular do que a gastar milhares de reais em carros próprios.

 

  • Tecnologia 5G

 Atualmente imaginar uma região da cidade sem acesso à internet é impensável. Mesmo nos imóveis planejados para a classe baixa, o acesso a algum tipo de internet é pré-requisito básico para atrair compradores. Com a chegada da tecnologia 5G, essa realidade será ainda mais intensa.

O 5G significa que tudo estará conectado. Assim, novos empreendimentos devem ser preparados para ser “inteligentes”, permitindo que todos os cômodos da casa e seus respectivos eletrodomésticos possam se comunicar com seus moradores remotamente.

 

  • Realidade virtual e aumentada

Sim, as maquetes continuarão sendo uma ótima maneira de atrair o potencial comprador, mas elas já estão compartilhando espaço com a realidade virtual e a realidade aumentada.

A realidade virtual consiste no uso de algum gadget para mostrar aos interessados como ficará o imóvel, de modo que o usuário possa ver com os próprios olhos o empreendimento e circular por seus espaços sem sair do lugar.

Já a realidade aumentada envolve o uso de uma tecnologia que transmite, para os olhos dos clientes ou para alguma tela, alterações ou informações sobre o que eles estão vendo em sua frente, no mundo real. 

As duas tecnologias já estão revolucionando o modo como as pessoas compram imóveis e também o modo como os projetistas desenvolvem seus projetos. 

Essas são algumas das tendências para o mercado imobiliário nos próximos anos. Você está preparado para elas? Conhece outras tendências que deveriam estar nessa lista? Deixe sua opinião nos comentários. 

Categorias:
Mercado ImobiliárioNotíciasNovas Tecnologias

Recentes da categoria:

Recomendados para você:

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Mais de 1 mil gestores de obras recebem nossos conteúdos todos os meses!

[yikes-mailchimp form=”1″ submit=”Começar a receber”]