Como o controle de custos pode aumentar a lucratividade de sua obra

Controlar os custos é uma atividade fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e no ramo da construção civil não é diferente. Obras são atividades que envolvem muitos custos, sendo a maioria deles bastante altos. Nesse sentido, gerenciar bem cada um dos custos representa a oportunidade não só de evitar prejuízos, mas também de obter mais lucro e p na ascensão da construtora no mercado, que está cada vez mais competitivo.

Nesse texto, apresentaremos o conceito de gestão de custos aplicado à área da construção civil, comentando acerca das suas vantagens para o empresário e dos prejuízos que ele pode ter caso não adote uma boa estratégia de controle de gastos. Esse tema o interessa? Então, continue lendo!

Assista a nossa aula gratuita de controle de fluxo de caixa na construção civil




O que significa gerir custos?

Os custos podem ser definidos, basicamente, como todos os gastos que determinada empresa tem para que consiga se manter em funcionamento e seguir no mercado oferecendo seus produtos e/ou serviços. Estão entre esses custos as despesas com matérias-primas, o pagamento dos funcionários, a compra de insumos, tais como equipamentos, mercadorias, entre outros. Todas as despesas, sejam elas fixas ou eventuais, precisam estar inclusas no cálculo dos custos.

O controle eficaz de todas essas despesas, com vistas a conhecer melhor os resultados financeiros da empresa e aumentar a lucratividade, é chamado de gestão de custos. Esse é um conhecimento de extrema importância para a sobrevivência da empresa, já que, conforme dissemos, ele está diretamente relacionado com o quanto a empresa lucra. Assim, a gestão de custos permite a precificação correta, o controle de gastos desnecessários e evita erros comuns no controle do fluxo de caixa.

Quais as vantagens da gestão de custos?

São inúmeros os ganhos que podem ser proporcionados pelo controle dos gastos, tais como:

1. Maior competitividade: com o controle dos gastos, as empresas têm a possibilidade de estabelecer preços de forma mais eficiente, uma vez que passa a ter uma noção real dos seus custos e despesas. Desse modo, seus serviços passam a ter preços mais atraentes em relação à concorrência, o que garante um melhor posicionamento no mercado.

2. Mais lucro: em relação à lucratividade, os ganhos proporcionados pelo controle de custos são vários: com preços mais baixos e mais atrativos, a empresa tende a obter mais contratos e vendas. Além disso, a diminuição dos custos proporciona uma economia que pode fazer muita diferença para o fluxo de caixa da empresa.

3. Redução de eventuais atrasos na finalização das obras: o controle dos custos possibilita a resolução de problemas de forma mais rápida, uma vez que várias melhorias são adotadas no processo de produção. Desse modo, há o aumento da eficiência e, consequentemente, a finalização mais rápida do trabalho. É preciso ter em mente que atrasos significam aumento dos custos com materiais e mão de obra.

4. Diminuição do desperdício: mensurar as perdas durante uma obra não é uma tarefa fácil, embora saibamos que o desperdício é praticamente inevitável na construção civil. Entretanto, controlar a quantidade de material desperdiçado é de extrema importância para controlar os custos da obra. A gestão dos custos proporciona a aquisição de materiais sem muitas sobras, o que previne consideravelmente o desperdício e diminui o custo final da obra.

5. Atendimento aos padrões de qualidade: com a economia proporcionada pela gestão dos custos, é possível focar os recursos financeiros da organização para a melhoria da qualidade dos produtos vendidos e dos sérvios prestados. Dessa forma, os clientes ficarão mais satisfeitos e o fluxo de vendas aumentará.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como fazer um controle de gastos eficiente de sua obra?

1. Registre todos os seus gastos: controlar todos os custos envolvidos na realização de uma obra exige disciplina e organização. Lembre-se que os custos que a empresa terá são vários e de muitas origens diferentes, e a falta de organização pode comprometer muito o orçamento. Desse modo, registre, por meio de planilhas ou softwares, absolutamente todas as saídas do seu caixa, sejam elas para cobrir custos fixos ou para custos variáveis. Não deixe de especificar do que se trata cada um desses gastos.

2. Evite desperdícios: como dissemos anteriormente, o desperdício é uma das maiores causas de prejuízos durante a realização de uma obra. Portanto, é preciso bastante esforço para que esses desperdícios sejam evitados ao máximo. Atente-se à forma como os insumos são armazenados e aos seus prazos de validade, sobretudo de materiais que podem ser perdidos facilmente e que têm custo elevado, como cimento, por exemplo.

3. Tenha um calendário e o mantenha em dia: se esforce ao máximo para atender aos prazos estabelecidos em relação à finalização da obra. Nem sempre será possível controlar todos os fatores que causam atraso, tais como questões climáticas ou perda de mão de obra, por exemplo, e é exatamente por isso que é essencial se atentar àqueles que podem ser controlados.

4. Use a tecnologia: a tecnologia pode ser uma grande aliada para a gestão eficiente dos custos de uma obra. Existem softwares que auxiliam no controle desses custos, como os que gerenciam o estoque, o fluxo de caixa e a produtividade dos funcionários, por exemplo. Assim, escolha a ferramenta tecnológica mais adequada às suas necessidades e o utilize-a seu favor.

5. Escolha a solução adequada para uso de equipamentos: obras, sobretudo as de grande porte, envolvem a utilização de equipamentos e máquinas de custo bastante elevado. Sendo assim, avalie a viabilidade do aluguel e da compra desses equipamentos, considerando itens como a necessidade e frequência das manutenções.

Conforme vimos acima, um dos principais segredos para que uma empresa de construção civil alcance resultados positivos, aumentando sua produtividade e, consequentemente, sua lucratividade, e sendo reconhecida no mercado, é o controle correto e eficiente dos custos envolvidos na realização das obras. Essa iniciativa traz vantagens que impactam diretamente no lucro obtido pela empresa, colocando-a em posição de destaque no mercado.

Você gostaria de saber mais sobre as vantagens da gestão de custos para a sua obra e sobre as novidades do mundo da construção civil? Visite o nosso site e nossas redes sociais, e tire suas dúvidas. Você pode, também, entrar em contato conosco por meio do nosso telefone.


Categorias:
BlogControle

Recentes da categoria:

Recomendados para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Mais de 1 mil gestores de obras recebem nossos conteúdos todos os meses!

Menu
×