Gerenciamento de obras: 5 pontos para prestar atenção

O gerenciamento de obras se coloca como uma atividade de vital importância para o sucesso de um projeto de construção civil. Gerir uma obra significa administrar de maneira eficiente e produtiva todas suas etapas, considerando elementos como orçamento ou custo, contratos realizados e prazos de entrega.

Para o gerenciamento de obras eficiente é preciso que o gestor não só entenda de prazos, custos e contratos, mas também de recursos humanos, cumpre destacar.

Mas, e então, com o objetivo de lhe ajudar em relação ao gerenciamento de obras, montamos este conteúdo para apresentar cinco pontos que você deve prestar atenção nesse processo. Confira:

1. Cronograma de execução da obra

O gerenciamento de obras, como dissemos, é complexo, envolvendo o controle de várias tarefas ou operações, com o objetivo de fazer com que o projeto de construção civil seja executado conforme o que se planejou.

Nesse sentido, destacamos a importância de contar com um cronograma de execução da obra. O cronograma é uma ferramenta super importante para quem busca obter maior controle em relação ao tempo de execução das etapas de uma obra.

Ele, desde que elaborado corretamente e considerando o contexto da obra, pode fazer com que esta seja executada dentro do tempo planejado. Para isso, no entanto, é preciso que o gerenciamento de obras seja conduzido por um profissional competente, que saiba não apenas utilizar essa ferramenta, mas exercer controle eficiente em relação aos recursos humanos disponíveis.

Afinal, o cronograma de execução de uma obra serve justamente para orientar os trabalhadores de uma obra, fazendo com que eles empreguem seus esforços com o objetivo de finalizar as etapas de construção civil previstas nessa ferramenta.

2. Fluxo de caixa

Não menos importante que considerar adotar um cronograma de execução no gerenciamento de obras é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta que possibilita que o gestor de uma obra tenha maior controle em relação às entradas e saídas de dinheiro do caixa de um projeto de construção civil que está em vias de execução. Ele possibilita saber, por exemplo, como o dinheiro da obra está sendo empregado, bem como o saldo disponível.

É uma ferramenta de fundamental importância para o gestor de obras que deseja garantir o sucesso do empreendimento, fazendo com que ele seja executado dentro do orçamento que foi estabelecido.

O fluxo de caixa também permite corrigir problemas relacionados à gestão financeira, bem como evita desvios de recursos, de maneira a fazer com que o gerenciamento de obras seja um sucesso.

3. Qualidade dos serviços

Existe uma relativa distância entre projeto de construção civil e a obra propriamente acabada. O que queremos dizer é que nem sempre o que está no projeto é realizado no plano prático, na realidade, o que pode colocar em risco o gerenciamento de obras, bem como o projeto como um todo. Por isso, é de fundamental importância que acompanhe o desenvolvimento da obra, atentando-se, sobretudo, para o fator qualidade.

É preciso verificar se os serviços estão sendo realizados com a qualidade desejada, bem como de acordo com o que foi estabelecido no projeto de construção civil, o qual tem como missão guiar os trabalhadores na hora de colocar em prática aquilo que se encontra no papel.

Hoje, existem técnicas que podem ser adotadas para aferir a qualidade dos serviços de uma obra, como o monitoramento constante. É preciso acompanhar atentamente os passos da obra, de maneira a fazer com que ela alcance o sucesso que se busca, bem como a satisfação daqueles a que ela se destina.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

4. Respeito ao meio ambiente

Atualmente, uma grande parte dos projetos de construção civil precisa passar por uma análise técnica para verificar o impacto ambiental que a mesma causará. Diante dessa informação, os gestores buscam reduzir o máximo esse impacto, adotando uma construção mais sustentável, algo que deve ser previsto no projeto.

Então, além de ser necessário analisar essa questão do impacto ambiental, é de fundamental importância que, no gerenciamento de obras, se dê a devida atenção aos processos ou operações da obra, com o objetivo de fazer com que ela seja desenvolvida observando as diretrizes de preservação do meio ambiente que foram estabelecidas no projeto básico.

Para isso, é preciso acompanhar o andamento da obra, bem como verificar se ela está sendo construída conforme as normas de preservação do meio ambiente. Quer dizer, não apenas com base nessas normas, mas também tendo como suporte o escopo do projeto.

5. Gestão das informações

Outro ponto de fundamental importância que você deve observar no gerenciamento de obras são as informações. As informações são o primeiro passo para se estabelecer uma comunicação eficiente e efetiva no ambiente de trabalho, no caso da construção civil, no canteiro de obra.

É por isso que deve dar atenção especial às informações, fazendo com que elas se tornem claras e objetivas, capazes de orientar as ações dos trabalhadores, bem como a tomada de decisão.

Uma forma de gerir as informações no canteiro de obra é adotando algumas estratégias, como:

• Realizar reuniões diárias com os trabalhadores, com o objetivo de repassar novidades e/ou atualizações com relação ao andamento da obra;

• Investir no uso de tecnologias, como WhatsApp, por exemplo, que permite ao gestor de obras criar grupos, bem como enviar mensagens imediatas para seus subordinados;

• Se colocar totalmente à disposição de todos aqueles que estão envolvidos com a obra, com o objetivo de elucidar dúvidas que eles tenham a respeito da obra.

Essas são algumas das formas de estabelecer uma comunicação efetiva no processo de gerenciamento de obras. São maneiras de garantir que consiga alcançar com maior eficiência os objetivos da sua obra, fazendo com que ela alcance o sucesso de forma mais rápida.

Ficou alguma dúvida com relação a este conteúdo? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco! Temos uma equipe devidamente preparada para lhe atender com excelência, resolvendo não apenas suas dúvidas, mas garantindo a melhor solução para sua empresa de construção civil. Somos especialistas em prestar consultoria com excelência na área de engenharia.

Posts relacionados

Receba conteúdo da nossa newsletter

Menu
×